Técnicas de gestão do estresse

O estresse consome nosso tempo e energia, enfraquece nosso sistema imunológico e cria inquietação, infelicidade, impaciência e raiva. Ninguém o quer, mas ainda assim ele está aqui, presente na vida de todos.

O estresse pode prejudicar sua vida, suas ambições, seus relacionamentos e sua saúde. Não há dúvida de que seria muito melhor viver sem ele.

Existem várias técnicas de gerenciamento do estresse que podem ajudá-lo a reduzir, controlar e administrar o estresse. Algumas técnicas de estresse podem servir a algumas pessoas, e outras técnicas são mais adequadas a outras pessoas.

Um dos melhores métodos de gerenciamento do estresse é, naturalmente, a meditação. Praticá-la diariamente criará um efeito calmante no corpo, nos nervos e na pressão sanguínea. Ele reduzirá a inquietação e trará paz de espírito, tranqüilidade e equanimidade em sua vida.

Para experimentar os benefícios da meditação, você tem que meditar todos os dias. O problema é que nem todos têm a disciplina e a motivação para meditar, mesmo ao perceberem os benefícios da meditação. No entanto, é uma das principais técnicas para liberar o estresse, a ansiedade e as preocupações.

A meditação não é a única maneira de reduzir o estresse. Neste artigo, eu gostaria de sugerir algumas outras formas simples de lidar e reduzir o estresse.

Se o estresse for muito alto e você não conseguir lidar com ele sozinho, você precisará de ajuda profissional. Aqui, eu gostaria de me concentrar em alguns passos simples e fáceis para reduzir o estresse.

Nem sempre é possível eliminar a causa do estresse, mas certamente você pode mudar sua atitude em relação a ele.

Mudar sua atitude em relação a algo que o está incomodando, pode reduzir uma grande parte de sua influência sobre você.

Você nem sempre pode controlar as condições de sua vida e as circunstâncias, mas pode aprender a escolher não ser muito influenciado por elas.

Técnicas simples de gerenciamento de estresse

As seguintes dicas são realmente simples técnicas de gerenciamento de estresse que servem como primeiros socorros para reduzir o estresse. Elas não o impedirão completamente, mas podem reduzi-lo ou aliviá-lo.

1. Dê uma pequena caminhada

Quando sentir que o estresse está se acumulando dentro de você, pare o que você está fazendo e dê uma pequena caminhada.

Enquanto caminha, tente concentrar-se em sua respiração, olhar ao seu redor, ouvir música ou fazer qualquer outra coisa que mantenha sua mente longe do que está lhe causando o estresse.

2. Beber água ou suco

Quando estressado, beber um pouco de água ou suco doce. Isto pode ter um alívio quase imediato do estresse.

3. Respire fundo

Quando sob estresse, respire fundo e devagar.

Respire lentamente, enchendo seus pulmões de ar, espere 2-3 segundos, e depois exale lentamente. Espere 2-3 segundos, e depois respire novamente. Repita este processo algumas vezes.

Se você sentir que precisa de mais relaxamento, você pode continuar respirando desta maneira por um ou dois minutos, ou até mesmo um pouco mais.

4. Coma Algo

Quando sob estresse, você pode aliviá-lo até certo ponto, comendo algo doce. Isto pode ter um efeito imediato em seu nível de estresse.

Entretanto, não transforme esta técnica em um hábito, pois isto pode levar ao ganho de peso.

5. Ouvir música

Ouça música ou canções melodiosas e relaxantes. A música tem um efeito relaxante positivo sobre o corpo e a mente.

É claro que nem toda música é igual a este respeito. Para relaxar, você precisa ouvir música relaxante.

6. Faça algo que você gosta de fazer

Quando sob estresse, deixe o que estiver fazendo, mesmo que seja apenas por alguns minutos, e faça algo que você goste de fazer.

Você pode passar algum tempo em um hobby, praticar esporte, caminhar, dançar ou ler. Você pode escolher o que quiser e gostar de fazer.

7. Assista a um filme engraçado

Assistir a um filme pode tomar sua mente em qualquer estresse, preocupações e ansiedades. No entanto, é melhor escolher um filme engraçado ou divertido.

Os filmes emocionantes e de ação afastam sua mente do que o perturba, porém criam estresse e tensão, o que você está tentando evitar.

8. Repetir as afirmações

Repetir afirmações relaxantes (afirmações positivas) por alguns momentos, em voz alta ou silenciosamente.

Aqui estão alguns exemplos:

  • “Minha mente está ficando calma”.
  • “Estou relaxado e feliz”.
  • “Eu posso enfrentar qualquer situação com calma e confiança”.
  • “Tudo vai ficar ótimo”.
  • “Sinto como meu corpo, meus sentimentos e minha mente estão ficando mais calmos”.

Estas palavras, quando repetidas com atenção e crença no que você está dizendo, afetam sua mente consciente e subconsciente e, consequentemente, afetam seu comportamento, corpo e sentimentos.

9. Pense sobre a inutilidade do estresse

Pense, e convença-se sobre a futilidade do estresse, e o quanto é melhor viver sem ele.

Convença-se de que ele apenas desperdiça seu tempo e energia, o esgota, comete erros e afeta sua saúde de forma adversa. Veja a futilidade de sucumbir a ele.

Repetir estes pensamentos com frequência, criará um desejo mais forte de se livrar do estresse.

10. Não permita que o que as pessoas dizem o afete

Não permita que as opiniões, palavras e ações de outras pessoas o afetem. Você pode fazer isso, se continuar tentando. Você pode desenvolver esta capacidade aprendendo o desapego emocional.

Esforce-se para manter uma distância mental e emocional das palavras que tendem a lhe machucar. O que as pessoas pensam, dizem e fazem é o que lhes diz respeito. Por que deixá-los afetá-lo de forma negativa? Por que deixar que suas palavras e ações afetem o que você sente?

11. Exercício

Exercite seu corpo regularmente em qualquer tipo de esporte.

O exercício físico traz mais oxigênio para o corpo, mais energia e mais confiança. Depois de passar tempo se exercitando, você se sentirá muito mais forte, enérgico e confiante.

12. Abrande seu ritmo

Você precisa aprender a diminuir a velocidade. Pergunte a si mesmo:

  • Você precisa fazer tudo o que está fazendo?
  • Você pode delegar alguns de seus trabalhos a outros.
  • O objetivo que você está perseguindo é realmente importante?

Se você fizer menos coisas todos os dias, tudo bem. Você não precisa competir contra você mesmo e contra os outros.

Você pode administrar o estresse com estas simples técnicas de administração do estresse. Não deixe que a simplicidade delas faça com que você não as aprecie.

Aprender a administrar o estresse requer algum esforço e tempo de sua parte, mas as recompensas são ótimas. Siga as dicas simples e as técnicas de gerenciamento do estresse nesta página. Experimente todas elas. Cada uma delas, pode ajudar em uma situação diferente.

Lembre-se, quanto mais tranquila sua mente se tornar, menos estresse você sentirá. Quanto mais paz interior você possuir, menos ansiedade, estresse e medo você experimentará.

Referências

Successconsciousness.com | Stress Management Techniques for Managing Stress

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