Como Superar o Perfeccionismo com 6 Hábitos Poderosos

“As pessoas jogam fora o que poderiam ter, insistindo na perfeição que não podem ter, e procurando-a onde nunca a encontrarão”.
Edith Schaeffer

Um dos desafios mais comuns que as pessoas me enviam por e-mail – e eu mesmo já tive muitos problemas com isso – é o perfeccionismo.

É uma questão que pode te prender na vida. Não apenas de conseguir e terminar o que você quer.

Mas às vezes até mesmo desde o início. Ao mesmo tempo, drenando sua auto-estima e deixando você preso em uma espiral negativa onde pode se tornar cada vez mais difícil começar a seguir em frente.

Portanto, hoje eu gostaria de compartilhar 6 coisas que me ajudaram – e ainda me ajudam até hoje – com este hábito destrutivo e perturbador do pensamento.

1. Está bom o suficiente

O objetivo de perfeição geralmente acaba em um projeto ou algo mais que nunca está sendo terminado.

Portanto, termine no “bom o suficiente”.

Não o use isto como desculpa para se descuidar. Mas simplesmente perceba que existe algo chamado “bom o suficiente” e quando você está lá, então você já terminou o que quer que esteja fazendo.

Portanto, encontre um equilíbrio para si mesmo onde você faz um bom trabalho e não se descuide, mas ao mesmo tempo não se perca em tentar melhorar e polir algo demais.

Como encontrar esse equilíbrio? Eu encontrei meu próprio equilíbrio através de tentativas, erros e experiências.

2. Perceba que você machuca a si mesmo e às pessoas ao seu redor, acreditando em mitos de perfeição

Ao assistir muitos filmes e ouvir muitas músicas é muito fácil ser embalado em sonhos de perfeição.

Parece tão bom e maravilhoso.

Mas na vida real ela entra em choque com a realidade e tende a entrar em conflito:

  • Causa muito sofrimento e estresse dentro de você e nas pessoas ao seu redor.
  • O prejudica ou o leva a terminar relacionamentos, empregos, projetos, etc., só porque suas expectativas estão fora deste mundo.

Acho muito útil me lembrar destes fatos simples.

Sempre que me perco sendo perfeccionista, lembro a mim mesmo que isso causará danos a mim e ao meu mundo.

E assim torna-se mais fácil mudar meu foco e meus pensamentos, porque quero evitar fazer escolhas destrutivas e evitar causar a mim mesmo e às pessoas mais próximas de mim dores desnecessárias.

3. Aceite que você é humano e que todos os outros também o são

Estabelecer padrões humanos para todos e aceitar que a vida é assim.

Tudo e todos têm falhas e as coisas nem sempre ocorrem como planejadas. Você ainda pode melhorar as coisas, mas elas nunca serão perfeitas.

E perceba que você não será rejeitado se as coisas ou você não for perfeito.

Pelo menos não por seres humanos bem equilibrados, como a maioria das pessoas realmente são na realidade.

4. Compare-se a si mesmo

Comparar-se regularmente com outras pessoas pode o levar a uma sensação de inferioridade. Sempre haverá pessoas à sua frente em qualquer área da vida.

Portanto, compare-se a si mesmo…

  • Veja sua melhoria, veja até onde você chegou.
  • Olhe para trás e veja o que você já superou.
  • Aprecie a si mesmo e concentre-se no que você fez e está fazendo e não no que todos os outros estão fazendo.

5. Faça o que você acha que é o correto

Assim, você percebe que o perfeccionismo o prejudicara e tenta evitá-lo. Mas as pessoas, mídia e a sociedade ao seu redor tem influência sobre como você pensa e se sente.

Uma das melhores maneiras que encontrei para diminuir essa influência é fazendo a coisa certa, tanto quanto possível.

Quando você faz isso, as expectativas das outras pessoas tem cada vez menos poder sobre você e você toma mais conta de sua vida.

Porque ao fazer a coisa certa, sua auto-estima aumenta e a opinião dos outros sobre você será menos importante.

Você se tornou mais forte, mais certo em quem você é e não é tão facilmente influenciado por forças externas.

6. Forme um ambiente de padrões humanos ao seu redor

As emoções são contagiosas. Assim como o perfeccionismo.

E mesmo que você possa diminuir o impacto que seu ambiente tem, você também pode trabalhar na outra ponta das coisas.

Você pode remodelar seu ambiente, por exemplo:

Reduza ou corte as fontes que tentam reforçar o perfeccionismo em você

Reserve um pouco de tempo para rever quais sites, revistas, podcasts, programas de TV e livros você passa muito tempo com eles. Dê uma olhada se eles tem expectativas ou pontos de vista realistas e positivos sobre você e sobre a vida.

E se não, escolha passar mais do seu tempo com as fontes que o elevam e o apoiam.

Passe menos tempo com pessoas perfeccionistas

E passe mais do seu tempo a cada semana com pessoas que estão tentando melhorar e/ou estão vivendo uma vida de forma positiva, saudável e relaxada.

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