Como parar de ser pessimista: 10 dicas de pensamento positivo

Um dos hábitos mais poderosos que eu aprendi nos últimos 10 anos é parar de ser pessimista e pensar de uma maneira mais otimista e construtiva.

Faz a vida parecer mais leve e não tão pesada.

Ele abre novos caminhos para onde você quer ir e ajuda a superar com mais facilidade os contratempos (e geralmente obtém algo de bom deles).

Você se sentirá menos preocupado e mais motivado para continuar agindo.

Portanto, os benefícios do otimismo são ótimos.

Mas como você adota esse hábito?

Bem, aprender a pensar de uma maneira menos pessimista e mais positiva pode parecer um pouco vago.

Portanto, no artigo desta semana, quero dividi-lo em 10 dicas práticas e hábitos menores que você pode começar a usar hoje.

1. Comece substituindo a negatividade em seu entorno e vida.

O que você deixa em sua mente durante o dia normal terá um grande efeito sobre como você pensa e sente.

Então comece a questionar o que você deixa em sua mente.

Você pode fazer isso se perguntando:

Quais são as três principais fontes de negatividade da minha vida?

Pode ser alguém próximo a você, no trabalho ou na escola. Um site que você visita frequentemente. Uma revista, programa de TV, podcast, música e assim por diante.

Em seguida, retire um pedaço de papel e / ou um documento vazio no seu smartphone e pergunte-se:

O que posso fazer para gastar menos tempo com essas três fontes esta semana?

Crie idéias e etapas de ação para fazer isso em seu pedaço de papel ou telefone.

Se você não conseguir criar as etapas para fazer isso com todos os três agora, concentre-se em fazer isso com apenas uma das fontes.

E, durante os próximos 7 dias, gaste o tempo que você liberou nas fontes e pessoas mais positivas da sua vida.

2. Quando você estiver com uma situação negativa, descubra o que é bom ou útil sobre ela.

Uma das maiores diferenças entre um otimista e alguém que deixa pensamentos pessimistas obscurecerem sua mente é como essa pessoa percebe um revés ou obstáculo na vida.

Eu costumava, por exemplo, sentir vontade de desistir e ir para casa quando me deparava com uma situação negativa.

Parecia que era o lugar permanente em que eu estava preso e que, o que quer que eu fizesse, não faria muita diferença de qualquer maneira. E, assim, minha mente se encheu de pensamentos pessimistas, e eu sempre me batia pelo que havia feito.

Hoje em dia, as coisas são diferentes.

Quando me encontro em uma situação sombria ou negativa, faço perguntas que me capacitarão e me ajudarão a crescer.

Perguntas como:

  • Como meu melhor amigo ou meus pais apoiariam e me ajudariam nessa situação?
  • O que há de bom nessa situação?
  • O que posso aprender com isso?
  • O que posso fazer de diferente na próxima vez para ter um resultado melhor?

3. Exercite-se regularmente.

Quando tenho dificuldade em pensar em pensamentos negativos, um curto exercício de 20 a 30 minutos com pesos livres pode me ajudar a mudar meu espaço na cabeça.

É tempo bem gasto porque libera tantas tensões internas e estresse, sentimentos preocupados e me faz sentir mais forte novamente.

Foco minha mente e, quando termino o treino, estou em um lugar muito melhor para lidar com o que está acontecendo na minha vida agora.

Trabalhar várias vezes por semana em uma programação regular também me ajuda a evitar ficar preso em um funk pessimista em primeiro lugar.

4. Pare de fazer de um morrinho uma montanha.

Esse costumava ser um dos meus maiores problemas. Explodi questões ou desafios pequenos ou médios em monstros em minha mente.

Não é um bom hábito se você deseja tomar medidas para seguir em frente ou se não deseja muitas preocupações e medo em sua vida diária.

A maneira mais fácil de se ater a uma situação em que você começa a sentir que pode estar fazendo de um morrinho uma montanha, é na minha experiência diminuir um pouco a sua vida usando uma pergunta como:

Isso importará em 5 anos? Ou até 5 semanas?

Descobri que a resposta para mim é quase sempre que honestamente não.

5. Seja grato por algumas das coisas que você pode considerar muitas vezes garantidas.

Quando as lentes pelas quais você vê sua vida diária são tingidas de maneira negativa, é fácil perder as coisas pelas quais você pode realmente ser grato.

Há coisas que você tem que muitos no mundo não têm ou coisas que você pode dar por certo.

Reserve um minuto para sair da cama de manhã ou para entrar à noite e preste atenção em algumas dessas coisas.

Alguns dos que mais frequentemente penso são:

  • Três refeições constantes por dia.
  • Um teto sobre minha cabeça durante os dias chuvosos.
  • Água potável.
  • A família e os amigos gentis e prestativos que tenho em minha vida.

Essa também é uma ótima maneira de mudar sua perspectiva quando você tem um revés ou falha.

Reserve um minuto ou mais para refletir sobre o que você pode agradecer.

6. Volte a este momento (e fique aqui).

Quando você está no trem de pensamentos negativos, geralmente pensa em algo que aconteceu.

Você está revivendo. Pensando repetidamente no que você poderia ou deveria ter feito ou dito.

Ou você está pensando em algo que poderia acontecer.

Ou talvez uma mistura dos dois como experiência passada ou dois construa um monstro em sua mente sobre o que o futuro pode trazer.

Para sair de qualquer um desses lugares, volte ao momento presente. Para o que está bem aqui, agora.

Se você criar esse hábito e tentar passar mais do seu dia neste espaço atual, terá menos pensamentos negativos e estará mais focado no que é bom e no que pode fazer neste exato momento para avançar.

Então, como você faz isso praticamente?

Algumas das minhas maneiras favoritas de voltar a ficar atento e a esse momento são:

  • Passe 1-2 minutos apenas observando o mundo ao seu redor. Faça uma pausa muito rápida e concentre-se em 100% no que está ao seu redor agora. Os pontos turísticos. Os cheiros. Como o sol aquece sua pele ou como suas roupas são. As pessoas andando pela sua janela e os sons das crianças brincando um pouco mais longe.
  • Passe 1-2 minutos apenas focando sua respiração. Respire um pouco mais profundamente do que costuma fazer. Respire com a barriga e pelas narinas. Durante esse curto intervalo, concentre-se apenas no ar entrando e saindo de você e nada mais.

7. Deixe sair.

Se você deixar pensamentos negativos rondarem em sua mente, eles o arrastarão para baixo.

Um treino pode ajudá-lo a liberá-los. Ou você pode usar perguntas que promovam pensamento otimista como descrito acima.

Outra coisa que funciona muito bem é deixar escapar.

Conversar sobre a situação negativa com alguém próximo a você.

Exalar por alguns minutos pode realmente ajudar a encontrar uma perspectiva nova e mais fundamentada da situação. Enquanto a outra pessoa ouve, você pode descobrir as coisas por si mesmo e o que deseja fazer sobre isso.

Ou você pode querer uma ajuda mais ativa.

Se vocês dois conversarem sobre a situação, juntos poderão encontrar uma perspectiva mais útil e talvez até o início de um plano de ação para o que você pode fazer para melhorar as coisas.

8. Traga a positividade para a vida de outra pessoa.

Quando você fica preso em uma mentalidade pessimista ou no pensamento de vítima, uma das maneiras mais simples de sair disso e sair de sua própria mente é trazer a positividade para alguém em sua vida.

Ao adicioná-lo e vê-lo acender e ficar mais feliz, você se sentirá melhor consigo mesmo e mais otimista novamente.

Aqui estão três maneiras de fazer isso:

  • Seja gentil. Dê um elogio genuíno ao seu bom gosto musical ou à culinária dele, segure a porta ou deixe alguém entrar na sua pista enquanto estiver dirigindo seu carro.
  • Ajude. Dê alguns bons conselhos que funcionaram bem para você quando você está na mesma situação em que seu amigo ou colega de trabalho está agora. Ou ajude a organizar a festa de seu amigo neste fim de semana ou quando ele se mudar para um novo apartamento na próxima semana.
  • Apenas esteja lá. Ouça enquanto ela se abre. Ou fale sobre seu difícil desafio ou situação para ajudá-la a encontrar o caminho para sair dela.

9. Vá devagar.

Quando eu vou rápido demais, quando penso, converso e me movo rápido demais, então as coisas não vão tão bem.

O estresse aumenta e fica mais difícil pensar de forma clara e equilibrada.

Pensamentos negativos começam a girar em minha mente com mais frequência e é difícil lidar com eles ou acabar com eles.

Se eu, por outro lado, desacelerar, minha mente e meu corpo também se acalmarão.

Torna-se mais fácil encontrar novamente a perspectiva otimista e um caminho construtivo para o que eu quero.

10. Comece bem o seu dia.

As primeiras coisas que você faz pela manhã costumam dar o tom para o seu dia inteiro.

Se você começar de forma negativa ou pessimista, pode ser bem difícil abalar esses sentimentos ou perspectivas.

Mas se você começa a manhã com um começo positivo, fica muito mais fácil ficar com essa emoção e com o otimismo até a hora de dormir.

Algumas maneiras simples de começar bem o seu dia de folga são:

  • Um lembrete rápido na mesa de cabeceira ou no espelho do banheiro. Pode ser uma citação que realmente o inspirou. Ou o seu foco ou sonho mais importante agora. Anote em um pedaço de papel e coloque onde você verá nos primeiros 1-3 minutos depois de acordar.
  • Receba algumas informações ou conversas positivas em sua mente. Você pode fazer isso ouvindo um podcast ou algumas de suas músicas favoritas, lendo uma postagem no blog ou um capítulo de um livro que faz você rir. Ou você pode ter uma conversa divertida ou motivadora com seus filhos, parceiro, colega de trabalho ou amigo durante o café da manhã ou enquanto estiver de ônibus para a escola ou para o trabalho.

Fonte: www.positivityblog.com

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